21.3.14

viagem à Pernambuco: intenso aprendizado cultural



Pintura que fiz em Pernambuco, na temática do maracatu




Tive a oportunidade de viajar pra Pernambuco em fevereiro/março e foi uma grande experiência!

Uma terra fértil de cultura popular por todo lado, apesar de seus contrastes e injustiças sociais. Terra de muitos mestres nas artes visuais e musicais!

Fui na época do Carnaval, mas meu foco não era pular carnaval, e sim conhecer as Nações de Maracatu e os grupos de Coco de Roda em sua raiz. Fui inclusive com vários amigos do grupo de maracatu que participo. Vi muito de Maracatu em sua fonte, nas comunidades de origem, nas Noites dos Tambores Silenciosos. Conheci os bairros dos mestres do coco e vi apresentações de algumas mestras, conheci a Ilha de Itamaracá, o Carnaval de Olinda, o Encontro dos Blocos de Bois na Rua da Boa Hora (onde fiquei hospedado, na casa de um artista plástico), a praia de Serrambi, em Porto de Galinhas... e muito mais que não dá nem pra escrever, além de muito mais que queria conferir e não foi possível... mas foi ótimo, tudo graças à hospitalidade de amigos e a sorte de uma promoção da Gol, levando apenas meu dinheirinho de sobrevivente paulistano. 


Sou grato à vida por essa oportunidade, vivenciei cultura que não acaba mais, muita inspiração que repercutirá em minha arte por muito tempo...  e ainda fiz algumas artes por lá. Segue elas abrindo e fechando esse post, e abaixo o link do álbum do facebook, com muitas fotos que fiz na viagem. Aí vai também algumas fotos em destaque. 

Ainda falta incluir varias fotos, em breve postarei mais...



acesse aqui o album com as fotos:






Caboclos de Lança, figuras de presença impressionante no maracatu rural,
em encontro de Maracatus na Casa da Rabeca.



Um "terno de maracatu", parte ritmica do maracatu rural






Nação Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, muito querida, 
alguns amigos se apresentaram nela, tocando e dançando.












praia de Serrambi, Ipojuca (Porto de Galinhas), Pernambuco








"rosa dos ventos mandalada"

pintura que fiz na casa de Mari e Ferdi,


praia de Serrambi, Ipojuca (Porto de Galinhas), Pernambuco






Nenhum comentário: